Projeto do SEF quer oferecer renovação da AR via aplicativo de celular

SEF vai testar aplicativo de celular para renovação de AR
Na última semana, em cerimônia que marcou os 43 anos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), foi lançada a ferramenta Smart SEF ID, um projeto que visa permitir a criação de uma identidade digital para estudantes estrangeiros universitários onde, a partir dela, vão poder, ainda, fazer boa parte da renovação da Autorização de Residência (AR) pelo mesmo aplicativo.
Segundo o SEF, o projeto será colocado em ação já nos próximos dias e será testado, inicialmente, com estudantes da Universidade de Coimbra. Se não acarretar em problemas, será alargado a todos os estudantes estrangeiros do país. 
“É um projeto piloto, inovador que nunca foi testado em lado nenhum e é uma experiência única na Europa”, disse, manifestando confiança que esta ferramenta possa mudar “de uma forma definitiva a interação entre os cidadãos estrangeiros e o SEF”, referiu Cristina Gatões, diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Cristina adiantou, ainda que, através desta ferramenta, o cidadão estrangeiro vai poder iniciar o processo de renovação de autorização de residência, desde que tenha a aplicação do SEF no telefone e se desloque a um quiosque, que será instalado pelo SEF nas Instituições de Ensino Superior com maior adesão de alunos estrangeiros para recolha dos dados biométricos, fazendo a confirmação que esses dados já constam dos serviços do SEF. A diretora ressalta que o objetivo é que o cidadão estrangeiro consiga fazer todo este processo “na hora ou no mesmo dia”.
Para o SEF “a criação de uma entidade móvel digital para estudantes universitários estrangeiros gerada através de um aplicativo de celular e da utilização de quiosques de registo disponíveis nas universidades acreditadas para o efeito representa mais um passo para a modernização administrativa”.
Com informações do Diário de Notícias
Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*