Dica do Blog: atendimento médico para estrangeiros e estudantes da UBI

Imagem/Reprodução: jornalmedico.pt
Uma das grandes preocupações de quem decide encarar a vida em outro país é quanto a saúde. Atendimentos médicos, documentação e até os remédios, em certos casos, são diferentes. Por isso, aqui neste post, você encontra algumas informações importantes para não se preocupar na hora de precisar recorrer a um serviço de saúde na Covilhã.
O primeiro deles é para atendimentos que não são de urgência e emergência e podem ser agendados. A Universidade da Beira Interior oferece atendimento médico, com clínico geral, de forma gratuita no Centro de Apoio Médico e Desportivo (CAMD/GAPES) localizado no andar térreo da residência II (Rua Moraes do Convento, prédio cor salmão, antes de chegar aos Serviços de Ação Social).
De acordo com a representante do CAMD/GAPES, Maria Salete Moura Nicolau, para ser atendido basta apresentar o cartão do estudanteAlém desse tipo de atendimento, Maria Salete ressalta que o CAMD/GAPES ainda oferece cuidados de medicina esportiva, apoio psicológico, fisioterapia, consulta com nutricionista e serviços de enfermagem. Todos de forma gratuita. É necessário agendar o horário do atendimento pelo e-mail gapes@ubi.pt
Atendimento no Centro de Saúde da Covilhã
Outra opção, que serve para casos do dia-a-dia, em casos que também não sejam urgência e emergência, é o Centro de Saúde. O Centro está localizado na Alameda Pêro da Covilhã, próximo ao Lidl. O horário de funcionamento do posto é de segunda à sexta-feira das 9h às 12:30h e das 14h às 18h.
Em uma primeira consulta, o usuário deve levar um documento de identificação (Cartão do Residente ou Passaporte), o Número do Contribuinte (NIF) e o seguro de saúde (por exemplo, o PB4/CDAM), para que possa fazer um cadastro onde será atribuído um Número do Utente. A partir da segunda consulta, o utilizador precisa levar esse documento do utente e o NIF. As consultas custam 5 Euros e devem ter agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 275 320 650.
Para casos de urgência e emergência o local indicado é o Centro Hospitalar Cova da Beira (Hospital Pêro da Covilhã).
Atendimento no Centro Hospitalar Cova da Beira
Ao procurar o atendimento médico no Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) a pessoa, em caso de ser estrangeira, deve ter mãos um documento de identificação que pode ser o cartão de residente ou o passaporte e o seguro de saúde (PB4/CDAM ou seguro privado).
No atendimento hospitalar é necessário o pagamento de taxas moderadoras, ou seja, o atendimento não é gratuito. De acordo com coordenador do Gabinete de Internacionalização e Turismo Médico do CHCB, Luís Afonso, as taxas variam entre 18 e 50 euros dependendo do tipo de atendimento prestado ao paciente. “No caso da urgência, a taxa moderadora apresenta o valor de 16€, sendo-lhe adicionadas todas as taxas moderadoras dos meios auxiliares de diagnóstico, mas não ultrapassa um total de 50€” explica Afonso.
O CHCB utiliza o Protocolo de Manchester para triagem de atendimento. O paciente, ao ir ao Hospital, recebe uma pulseira com cor indicativa da gravidade e o tempo máximo de espera. Confira na tabela abaixo:
Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

2 Comentários

  1. Olá! Primeiramente parabéns pelo Blog! As informações postadas são de imensa importância pra todo brasileiro que queira se aventurar em terras lusitanas.
    Uma pergunta: por acaso vcs teriam sugestões de seguro saúde privado?
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*