Dica do Blog: o que preciso saber para estudar na UBI

A Dica do Blog de hoje faz um apanhado das dúvidas gerais que nos chegam sobre a Universidade da Beira Interior, aqui na Covilhã. Confira:

Todas as candidaturas, para qualquer um dos ciclos é feita online, via sistema da UBI. Em caso de aprovação, o novo acadêmico só precisa vir à Covilhã para o início das aulas. Todo o processo de envio de documentação é feito por esse sistema, ficando o aluno obrigado a entregar toda a documentação original e apostilada submetida para candidatura, mais as solicitadas para matrícula, antes de frequentar o primeiro dia de aula, sob pena de sua matrícula ser cancelada caso não o faça.

    >> UBI entre as melhores universidades do mundo segundo ranking da THE>> UBI integra programa da ONU

Para candidatar-se aos cursos de GRADUAÇÃO: O concorrente brasileiro candidata-se com sua nota do ENEM. Deve-se atentar para, além da redação, quais das quatro provas do ENEM são exigidas para o curso que optou. Clicando aqui é possível ver todos os cursos disponíveis e quais provas exigidas.  O curso de Medicina não está disponível para estudantes internacionais.  

Os cursos de 1º ciclo da UBI tem um custo fixo de 5 mil euros anuais para estrangeiros, porém a Universidade concede aos alunos oriundos do Brasil ou dos outros países que integram a CPLP e que ingressam pelo Protocolo do Estudante Internacional um desconto imediato de 40%, fixando a anuidade em 3 mil euros.   

A documentação exigida é: Passaporte, Comprovante de Conclusão do Ensino Médio com Apostila de Haia e Boletim do ENEM. A candidatura tem um custo de 30 euros e, em caso de aprovação, a matrícula custa 25 euros + a antecipação de 20% do valor anual. Ambos os pagamentos devem ser feitos via PayPal.   

Após a confirmação do pagamento pelos Serviços Acadêmicos, a Carta de Aceite, documento obrigatório para solicitação do Visto de Estudante é enviada em um período de até 7 dias úteis.  

>> Conheça mais sobre a Apostila de Haia>> Como faço para enviar um pagamento para a UBI?

Para candidatar-se aos cursos de MESTRADO a documentação exigida é o Passaporte, um Currículum Vitae modelo Europass ou da plataforma Lattes, Diploma de conclusão da Graduação ou Carta de Curso que ateste a conclusão com a Apostila de Haia, Histórico Escolar da Graduação com a Apostila de Haia e Documento com a Nota Média Final da graduação com a Apostila de Haia.  

A anuidade dos cursos de mestrado da Universidade da Beira Interior custa 1200 euros. O valor pode ser parcelado em 4 ou 10 vezes. A candidatura tem um custo de 15 euros e, em caso de aprovação, a matrícula custa mais 15 euros + a antecipação de 20% do valor anual. Ambos os pagamentos devem ser feitos via PayPal.   

Após a confirmação do pagamento pelos Serviços Acadêmicos, a Carta de Aceite, documento obrigatório para solicitação do Visto de Estudante é enviada em um período de até 7 dias úteis.  

Os cursos de mestrado ofertados pela UBI, seu número de vagas, as disciplinas ofertadas em cada curso e o calendário de candidaturas podem ser conferidos clicando aqui.

>> Conheça os polos e as faculdades da Universidade da Beira Interior>>

VÍDEO: Conheça a Covilhã

Para candidatar-se aos cursos de DOUTORADO: A documentação exigida é o Passaporte, um Currículum Vitae modelo Europass ou da plataforma Lattes, Diploma de conclusão do Mestrado com nota média final e reconhecido com a Apostila de Haia e Histórico Escolar do Mestrado com a Apostila de Haia.  

A anuidade dos cursos de Doutorado da UBI varia entre 1625 euros para os cursos das áreas das Ciências Sociais e Humanas e Artes e Letras e 2000 euros para os cursos das Ciências, Engenharias e Saúde. O valor pode ser parcelado em 4 ou 10 vezes. A candidatura tem um custo de 15 euros e, em caso de aprovação, a matrícula custa mais 15 euros. Valores que podem ser pagos via PayPal.   

Após a confirmação do pagamento pelos Serviços Acadêmicos, a Carta de Aceite, documento obrigatório para solicitação do Visto de Estudante é enviada em um período de até 7 dias úteis.   Os cursos de Doutorado ofertados pela UBI, seu número de vagas, as disciplinas ofertadas em cada curso e o calendário de candidaturas podem ser conferidos clicando aqui.

Outras informações:

ALOJAMENTOS: A UBI dispõe de aproximadamente 800 camas em alojamentos. Os valores variam entre 105 euros mensais e 140 euros mensais com as despesas de água, luz e gás inclusas. Os quartos são duplos e individuais, com cozinhas e banheiros compartilhados. A candidatura aos alojamentos só é permitida após a confirmação da matrícula e em períodos previamente divulgados. Mais informações podem ser conferidas clicando aqui.   

Há, ainda, a oferta de apartamentos tipo Kitnet, que aqui chamados de T0. Ficam no Convento de Santo António, próximo a Reitoria e aos polos de Artes e Letras e Engenharia. São voltados para professores e investigadores e o contato deve ser feito pelo alojamentogrp@ubi.pt  

A oferta externa a Universidade pode ser consultada nos links indicados neste post do blog ou neste site.    

ALIMENTAÇÃO: 

A UBI dispõe de bares e cantinas em todos os seus polos. Nestas, são oferecidas refeições completas, compostas de sopa, prato do dia, salada, pão, fruta ou sobremesa e água ou suco. O custo da refeição nas cantinas da Universidade é de 2,45 euros. Há outras opções como os bares terceirizados ou o Buffet da Malufa, que fica no Polo Principal. Mais informações podem ser acessadas neste link.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

16 Comentários

  1. Olá,adorei as dicas do blog. Estou me organizando para fazer mestrado em Portugal, tenho algumas dúvidas, existe algum e-mail para tira dúvidas?

  2. Olá Thiago! A Apostila de Haia é uma convenção assinada por uma série de países para facilitar o reconhecimento de documentos entre os países membros dessa convenção. É uma espécie de "autenticação", tendo em conta que a autenticação que fazemos em Cartório só é válida em território nacional, enquanto a Apostila de Haia, como referi, é válida em todos os países que fazem parte da convenção. Brasil e Portugal fazem parte, por esse motivo, nos documentos que você apresentar para fazer sua inscrição/candidatura na UBI é necessário ter a Apostila de Haia. A Apostila pode ser colocada, inclusive, em cópias de documentos. A Apostila de Haia é colocada nos cartórios de todo Brasil, no entanto, algumas cidades podem não possuir cartórios autorizados.

  3. ola, adorei o blog de vocês! explicam muito bem, porem tenho uma duvida: para que serve essa apostila de haia, e aonde ela entra na minha candidatura? o que tenho q fazer com ela?

  4. Olá, gostei muito do seu blog! Curso Arquitetura e Urbanismo no Brasil e gostaria de pedir a transferência do meu curso para a UBI, porém nunca fiz o ENEM e onde curso é particular. Como é feita essa transferência sem a nota do ENEM?

  5. Muito legal o blog. Parabéns.
    Entrei em contato com a universidade para esclarecer algumas dúvidas sobre validação do diploma brasileiro em Portugal e não obtive resposta.
    Sou formado em Optometria e gostaria de saber como faço para validar a titulação aí em Portugal.
    Já entrei em contato com a ERS, que também não me retornou, e com a APLO (Associação dos Profissional Licenciados em Optometria), esta sim me orientou a procurar uma universidade que ofereça o curso em Portugal para saber das exigências.
    Mas até agora nenhuma resposta da UBI.
    Podem me ajudar?
    Obrigado pela atenção.
    Leandro.

  6. Olá! Ficamos felizes em ajudar! Sobre sua dúvida, é possível sim fazer a transferência de instituição. No entanto, você deve ficar atenta às datas limites para solicitação de transferência. No ano letivo 2017/2018 as inscrições ocorrem em maio (primeiro semestre) e em setembro (segundo semestre). Você pode verificar esses prazos nesse link http://www.internacional.ubi.pt/ficheiros/Calend%C3%A1rio%20Escolar%20e%20Acad%C3%A9mico%20%20Ano%20Letivo%202017-2018.pdf ou enviando um e-mail para inter@ubi.pt

  7. Ei, pessoal adorei o blog. Realmente é bem explicadinho, porém tenho uma dúvida: Faço licenciatura em Letras -Portugues no Instituto Federal do Espírito Santo ( Brasil) e falta apenas 1 ano para concluir. Gostaria de transferir o curso pra UBI, existe algum processo específico para essa transferência sem o uso da nota do Enem? Obrigada , pessoal.

  8. Ei, pessoal adorei o blog. Realmente é bem explicadinho, porém tenho uma dúvida: Faço licenciatura em Letras -Portugues no Instituto Federal do Espírito Santo ( Brasil) e falta apenas 1 ano para concluir. Gostaria de transferir o curso pra UBI, existe algum processo específico para essa transferência sem o uso da nota do Enem? Obrigada , pessoal.

  9. Olá pessoal!
    Parabéns pelo blog e pelas ótimas dicas.
    Tenho muito interesse em fazer um mestrado pleno em Covilhã, sobretudo, tenho dúvidas a respeito de bolsas.
    É possível conseguir bolsas ofertadas pela própria instituição, ou também por Portugal?

    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*